domingo, 1 de outubro de 2023

Interestelar

 


Deus age nas coincidências.Nem bem comecei a fazer a minha série de artigos sobre o cosmos e a perspectiva de irmos para o planeta Marte,comprei uma fita intitulada “interestelar” e achei um filme realmente bom para quem gosta destes assuntos.

O filme põe em prática temas de que eu falo aqui como a relatividade e suas possibilidades aventadas por Einstein e outros grandes cientistas.

O filme gira em torno de duas consequencias desta teoria:o paradoxo dos gêmeos de Schrodinger e a hipótese de Poincaré.Mas podemos acrescentar também uma outra hipótese da relatividade,posta pelo referido cientista alemão:os “ buracos de minhoca”,que ,segundo ele,encurtariam as viagens espaciais ,impossiveis hoje em dia por causa das grandes distâncias e por falta de uma tecnologia avançada.

Cientistas enviam uma tripulação para entrar nestes buracos de minhoca,geralmente próximos de buracos negros,para procurar outras tripulações que não puderam retornar,na busca de planetas habitáveis.

O filme parte do pressuposto de que é iminente a extinção da espécie humana(não “raça”) e que é,pois,urgente achar um planeta habitável.

Exatamente o tema que eu inaugurei no artigo anterior!

Esta tripulação vai atrás de tripulações perdidas e acaba encontrando uma base ,com um sobrevivente.Antes a tripulação encalha num planeta que só tem um mar raso,que os atrasa em 24 anos,porque eles estão próximos da velocidade da luz.

Retornando , encontra um planeta gelado ,com um sobrevivente em criogenia,acordado por eles(Matt Damon).

Há uma serie de aventuras mas o fulcro do filme é a relação do piloto com sua filha que não aceita a ida de seu pai para um destino do qual ele não sabe se vai voltar.

Nestas aventuras e quiproquós entra a hipótese de Poicaré,que foi resolvida há alguns anos por um fisico e matemático russo(cujo nome não me lembro).

Uma instituição ofereceu durante todo século XX 1 milhão de dólares para quem a solucionasse em termos matemáticos(não fisicos) e este russo solucionou em 2012,mas não recebeu o prêmio e mora até hoje num apartamentinho em Moscou infestado de baratas,com a mãe.

Continuarei a análise deste filme depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário