Iossif Vissarionovitch Dzhugashvili nasceu em 1878, em Gori, na Geórgia, quando o império russo ainda dominava os povos do Cáucaso com mãos pesadas . Isaac Deutscher, em sua obra, nos apresenta um Stalin que desde cedo aprendeu a conviver com a pobreza, a violência doméstica e a opressão política, moldando a rigidez que caracterizaria toda a sua vida. O pai era um sapateiro alcoólatra, frequentemente brutal, e a mãe, Ekaterina, profundamente religiosa, sonhava que o filho se tornasse padre, depositando nele suas esperanças de salvação familiar.
Na juventude, Stalin foi para o seminário de Tbilisi, onde começou a ter contato com os escritos de Marx e Engels, enquanto memorizava salmos e cantava nos coros religiosos. Deutscher destaca que foi neste período que Stalin se libertou da fé ortodoxa e se converteu ao marxismo, abraçando as ideias revolucionárias que circulavam clandestinamente entre os jovens que queriam derrubar o czarismo.
Começar a vida sob esta pressão toda seria,para muitos,o fim,mas Stalin era daquele tipo de homem que quanto mais se batia nele,mais crescia .
Corria também a favor dele o fato de não ter escrúpulos,passando por cima dos problemas sem preocupações éticas.
E finalmente porque era um empirico,alguém que jogava com o real,não como teórico,mas como empirico,sem as hesitações de quem propõe explicações sobre o mundo,a serem provadas.
O autor sublinha que Stalin entrou no movimento bolchevique não como um grande teórico, mas como um organizador incansável e conspirador habilidoso, dedicando-se a assaltos a bancos para financiar a revolução, a construção de células clandestinas e a fuga das diversas prisões e exílios para onde era enviado pela polícia do czar. Era o homem prático, o “homem de aço”, como o apelido que escolheu indicava, preparado para suportar qualquer sacrifício em nome do Partido.(1)
Isto nos coloca o problema das fases da vida de Stalin:até 1905 nos teremos o epriodo de formação de Stalin,com a sua chegada e saída do seminário.
Nos debates que levaram à divisão do Partido Social-democrata Operário Russo,entre bolcheviques e mencheviques,ele não teve nenhuma participação.
Contudo,em 1905,com a derrota do “Ensaio Geral” e o partido caindo numa miserável clandestinidade,a figura do biografado se sobressai pela primeira vez.
Lênin,após 1905,disse que o partido devia se arrastar no chão para sobreviver.
Mas o “ arrastar-se “ de Lênin,significava roubos de bancos e outras formas de “ expropriação”.
Neste contexto Josif se destaca.Trotsky,entãomenchevique,acusou o partido,por estes atos,que,segundo ele,tiravam a credibilidade moral do Partido.
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