sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Meu encontro com Freud só




Critérios básicos de abordagem



Eu sou basicamente professor de filosofia ciências políticas e História,então a minha abordagem de Freud não é médica,mas filosófica,ou seja, sobre parte da influência que a contribuição de Freud ofereceu ao pensamento humano.
Hoje se decreta freqüentemente o fim desta contribuição e durante   um certo tempo eu mesmo entrei nesta via de rompimento com ele.
Mas me dedicando mais acuradamente  ao seu pensamento  e  tendo a vida mostrado uma profunda irracionalidade,tive que reconhecer a sua importância.
Não estou dizendo que ele é o modelo definitivo de nada,porque ninguém é,mas a sua contribuição já foi definida por mim,mais acima,como o inicio da maturidade da humanidade.
Muita gente tirou desta afirmação o fato de que eu teria substituído Marx por ele e que agora Freud era tudo.As pessoas que possuem uma mentalidade ultra-racionalista não entendem o caráter temporal e partido da existência humana individual e coletiva.Tenho me referido a isto:não há modelos absolutos,certezas.
Mas esta questão não é o que me traz aqui.A segunda grande contribuição de Freud é mostrar exatamente isto:que não há modelos de adequação absolutos.Que a inadequação é a regra do sujeito humano e que o modo como entendemos esta inevitabilidade é o que nos define na vida.
Outra questão assentada em relação a Freud:ele trabalha no nível do inconsciente,mas no da neurose também ,que é diferente da psicose.Isto é, a passagem entre a consciência e a inconsciência e vice-versa são a sua via gnosiológica,
Não se pode falar inclusive de Heidegger sem Freud ,mostrando esta relação entre o Eu e o Ego ,o Ego e o Id.
Quer dizer a ruptura total com o real(psicose)não é o assunto de Freud,mas o reconhecimento da presença(Heidegger)do irracional na vida humana.
Neste sentido eu não trabalho com a neurose,os aspectos médicos de Freud,mas com esta inadequação inevitável,com a insuficiência do real.
O Ser humano não é um ser só racional.Isto é uma pretensão iluminista que se achava intocável.A variabilidade emocional,o risco do outro são  fatos da vida,inevitáveis.
A partir daqui eu quero apresentar proximamente o meu roteiro de leitura de Freud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário