quarta-feira, 4 de outubro de 2023

História da Direita




A História da direita começa evidentemente na época da Revolução Francesa,reunindo aqueles que por diversas razões se opuseram a ela.

A definição do que é direita se impõe no inicio deste trabalho pelo motivo óbvio de não nos atrapalharmos em analisar certas correntes de pensamento de modo a evitar injustiças e falsidades históricas.

Acima de tudo num tema que suscita tão acalorados debates ter equidistância ou o máximo de frieza possível é uma exigência a todo pesquisador honesto como eu.

Inclusive porque eu vim da esquerda e continuo lá,de outro modo.Eu já sei que por tratar deste tema um monte de cretinos recorrentes virão me jogar mais pedras,como se fosse ilegitimo alguém contrário à direita tratar dela ,cientifica e historiograficamente.

Eu me lembro sempre de uma besteira que Sartre sempre dizia a alguém que criticava o marxismo: “só se pode criticar o marxismo se você participar dele”,o que é uma estupidez muito grande.

Então eu não posso criticar o nazismo que cometeu crimes e erros porque não fiz parte deste movimento ora essa...

Não tem sentido nenhum.

Contudo o que me impulsiona a analisar a direita é exatamente o fato de diabolizá-la a vida inteira e ver alguns de seus setores terem razão em algumas críticas(não poucas)à esquerda.

Nesta simbiose perversa entre esquerda e direita este tipo de postura de diabolização serve não raro aos propósitos de esconder do seu lado os erros (e crimes)cometidos.

Outras bobagens foram ditas para impedir que a direita tivesse razão muitas vezes,ao denucniar os crimes de Stalin,coisa que depois a própria esquerda reconheceu.

Roland Corbisier dizia que a “ direita não pensava”, “ não podia ,por sua natureza,pensar”,mas isto tudo é justificativa para não reconhecer os descaminhos reais da esquerda no século passado.

É sob esta batuta que escrevo esta história breve da direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário