sexta-feira, 4 de maio de 2018

Marx em dois tempos


Crítica a um artigo meu
Há muito tempo atrás eu fiz um artigo sobre Marx e a religião e separei os mitos da comunidade primitiva com a religião propriamente dita.Disseram que o culto dos mitos na comunidade primitiva é também religião,mas há uma diferença.
É claro que as religiões começam e continuam com os mitos.É assim com os gregos e outros povos,cujas narrativas provêem da comunidade primitiva,em que não havia(esta é uma característica sua distintiva)uma administração estatal .
Os rituais,as libações e procedimentos da fase primitiva permanecem e vão sendo modificados na civilização,em que a administração surge,mas já é algo diferente o conjunto dos mitos e crenças de uma comunidade,daquilo que se chama religião.
A intenção,marcada pelo próprio significado tantas vezes batido da palavra,re-ligare já demonstra a distinção:na comunidade primitiva não havia claramente tal intenção,mas as grandes religiões que nascem no berço da humanidade ou da civilização já propõem este sentido de unir a comunidade,unir ,sob um pensamento universal, um grupo social.
Então há uma diferença sim,não é igual o período dos mitos com o das “ religiões fundamentais”,a começar com Abraão,em Ur na Caldéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário