segunda-feira, 2 de junho de 2025

Omnis determinatio est negatio

 

Finalmente trato de um assunto que procurei trabalhar durante anos: “omnis determinatio est negatio”,uma fórmula de spinoza,que está conceitualmente em sua etica , mas que aparece numa carta,endereçada a um amigo pessoal Jerig Jelles.

As elucubrações de Hegel são conhecidas.O seu reconhecimento e a sua crítica são conhecidas,mas o que eu queria ressaltar é que esta fórmula apresenta dois aspectos que serão sempre objeto de discussões até hoje:o problema do nada e do não e o do movimento.

Toda determinação é uma negação,um não.Este não é o contrário daquilo que determina ou um nada?

As duas respostas são válidas na medida em que tratamos das várias manifestações do Ser:a determinação do macho em fecundar a fêmea para procriar,é uma negação desta última,um nada ou uma condição,como contrário,do movimento procriativo?Pensamos que continua sendo um não,o contrário que permite o movimento e neste sentido este principio se imbrica na dialética(hegeliana)como “teoria” do movimento ou sua explicação(definitiva?).Pelo menos é o seu inicio,já que Hegel critica spinoza por deixar este princípio na imediaticidade.

Hegel o inclui na totalidade do movimento,através das múltiplas determinações do universo.

Como Luckacs esclareceu ,em sua “Ontologia do Ser Social”(capitulo “ a falsa e a verdadeira ontologia de Hegel”)Hegel não é panteísta,como Spinoza.

Spinoza antecipa o problema hegeliano do finito e do infinito,que nós já analisamos em outro lugar,na filosofia hegeliana.

Toda a determinação é uma negação da substância infinita de Deus,que se manifesta em diversos modos de existir.Mas toda a determinação finita desta substância,nega(não[contrário]) a infinitude de Deus.

A condição,portanto,do movimento de Deus através de seus modos(qualidade)da substância e do movimento é ter como contrário,como não,o finito como oposto ao infinito.

Problemas que viriam a ser desenvolvidos por Hegel,estão ab ovo neste conceito de Spinoza.

A negação,pelo finito,da substância infinita de Deus,permite o movimento e o conhecimento particular dos modos de Ser de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário