terça-feira, 6 de março de 2018

Poincarè



Antes e durante a elaboração da teoria da relatividade de Einstein,o físico Poincaré colocou o problema dos três corpos,que apresentei no artigo sobre a gravidade.Ele afirmou ser impossível solucioná-lo,porque,digo eu,ficava claro,cada vez mais,que o universo era infinito ou tinha(tem)grande probabilidade(mas não certeza)de ser.
Mas mais importante do que esta contribuição foi propor a famosa conjectura que levou o seu nome.Nós vimos no artigo referido que a gravidade ,supostamente,se anulava no interior de esferas homoemorfas,isto é,homogêneas,que podiam ser divididas em gomos.
Mas com a relatividade,o centro desta esfera,não tem o nada,mas a curvatura do universo ,a relatividade.Poincaré propõs então que haveria a possibilidade matemática (e física?)de fazer uma linha que cobrisse toda esta esfera,completamente.
Com a progressiva compreensão do universo e da relatividade geral,esta conjectura passou a ser aplicada a todo o universo:se o universo era curvo e se fosse possível uma linha curva ,completa,que se fechava em si mesma,então esta hipótese poderia ser analisada e valeria para ele todo.
Esta era um dos enigmas matemáticos da humanidade e uma sociedade científica ofereceu 1 milhão de dólares para quem o solucionasse(um outro enigma famoso foi o de Fermat,resolvido recentemente).




Um físico russo,simples professor,Perelman,o solucionou em 2010,sem,no entanto,receber o prêmio,que recusou.Teria ele dito “Porque possuir 1 milhão de dólares,se possuo o universo inteiro?”(supõe-se que foi isto[ele vive num apartamento cheio de baratas até hoje com a mãe]).
 

Que dizer a idéia de que se se levar a questão da curvatura a sério o universo é como uma esfera ,na qual se pode traçar uma linha que se fecha.Poderia se fechar este universo numa grande curvatura.Contudo os problemas desta resolução ainda são discutidos hoje e o serão sempre,porque ninguém afirma ,por causa disto, a finitude do universo assim como a da esfera.O modelo da esfera homogênea é o do universo?
Durante anos alguns físicos(entre eles Stephen Hawkins)buscaram modelos,fechados e abertos para explicar em definitivo o universo,sem conseguir.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário