terça-feira, 30 de abril de 2024

Enciclopédia II

 

Então ,prosseguindo na abordagem das enciclopédias ,sob os diversos angulos possíveis,começo a mostrar alguns verbetes da enciclopédia que me formou:Delta Larousse.

Eu tirei o primeiro scanner do verbete que mais me interessou e formou nesta enciclopédia que é o da evolução da ciência.É um verbete enorme e eu o estou mostrando aos poucos.


Nesta primeira parte,que ocupa mais de vinte páginas,nós vemos do lado esquerdo as  datas dos acontecimentos  e na parte de cima as diversas ciências consagradas:matemáticas,astronomia e física,mas existem outras que vão aparecer nos próximos artigos.Nós podíamos fazer assim o diagrama:


Este diagrama são coordenadas cartesianas viradas de cabeça para baixo.Por ela nós vemos as matérias no tempo, com ela nós podemos fazer as instersecções possíveis entre estes dois lados a partir dos criadores,dos cientistas.

O verbete mostra como todas as realizações nos diversos escaninhos estão inter-relacionados.Esta é uma das mediações de estudo que as enciclopédias oferecem:a interdisciplinaridade,a inter-relacão entre as matérias.Prosseguiremos depois.

N




Nenhum comentário:

Postar um comentário