sábado, 27 de abril de 2024

Eu e a matemática

 

 Conforme  tenho dito inúmeras vezes, eu não sou um matemático.Pelo contrário ,desde pequeno eu fui sempre atingido por notas baixíssimas nesta matéria, para não dizer zeros homéricos, que suscitavam o riso da turma 

No entanto ,na época em que eu estudava , sempre dizia que se encontrasse uma relação entre as abstrações matemáticas e a sua aplicação concreta  teria mais facilidade de entende-la.

Agora, na idade adulta , encontro efetivamente a resposta para essa minha intuição do passado.Continuo tendo dificuldade extrema com a matemática, com a sua parte abstrata ,mas quando eu consigo aplicá-la ou entender a sua aplicação, fica para mim muito mais fácil entende-la e explica-la 

A habilidade propriamente de fazer contas não é ainda algo que eu possua ,mas a capacidade de explicação, de entender certos fundamentos fica melhor.Isto inclusive me ajuda nas áreas de ciências humanas e  na filosofia em especial.

 É realmente assim :o abstrato é difícil mas como  não é dissociado do real ,a sua conexão me auxilia  a compreender aquilo que eu estou estudando e então posso explicar.

 Nos próximos artigos sobre esse tema eu vou poder demonstrá-lo .O sentido de certas descobertas e realizações matemáticas é possível de entender,na sua conexão com os problemas filosóficos e epistemológicos que ponho nos meus artigos.

As primeiras aplicações se fazem  sobre a economia e especialmente sobre os problemas epistemológicos de O Capital de Karl Marx.Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário