Quem venceu a batalha das idéias no campo social foi a
sociologia,não o marxismo.Mais do que isto a socio-psicologia é a que faz a
ligação entre a s explicações cientificas e o comportamento coletivo e individual
da humanidade.
Em artigo passado eu critiquei alguns colegas meus do
passado(hamilton)e outros do presente(Safatle)que respondiam à derrota de Lula
e de Dilma com explicações a meu ver parciais,calcadas em padrões aristotélicos
,incapazes de identificar tendências e
descrever os fenômenos sociais com amplitude.
A dialética e o marxismo não acrescentam nada a esta avaliação do
legado aristotélico ,que serve para algumas coisas,mas não entra no mundo
complexo e principalmente sequioso de democracia e igualdade de hoje.
Outro dia vi uns vídeos de José Paulo Netto,um dos grandes de
minha época que ainda está aí
felizmente(Konder já se foi ,bem como Carlos Nelson Coutinho).
Neles José Paulo critica estas “ novas”
ciências,antropologia,sociologia e mais uma outra que não estou lembrando,de
terem sido criadas com propósitos de justificação da hegemonia burguesa.
Isto é fato sim:a antropologia surgiu como uma forma de justificar
o neo-colonialismo,afirmando a superioridade da raça branca européia e seu
dever civilizatório.
No caso da sociologia,surgiu como técnica investigativa,quando a
burguesia quis identificar os problemas da classe operária que se revoltava e
pôs Frederick Le Play para anotar suas queixas .A partir daí a sociologia
teórica e praticamente se constituiu profissionalmente.
Mas tanto no caso dela como no da antropologia os objetivos iniciais
foram substituídos por fundamentos científicos sólidos.
Aprofundarei esta questão em artigo próximo,mas agora,no atual eu
devo dizer que isto se dá,ou seja,a validação estas ciências, porque a
burguesia também é humana e o seu diálogo com as outras classes é humano,dirimindo
os muros de classe.
Ainda que a finalidade hegemônica seja verdade e se manifesta
constantemente em muitos exemplos,por debaixo da politica,do processo politico,
há algo transcendente e permanente ,que a ciência pode e deve explicar.
Tirando a inferiorização de outros povos a antropologia trata pela
primeira vez do homem como um todo,em todos os lugares.Isto já a valida,para
além da burguesia.
A idéia de ouvir a classe operária para ouvir-lhes as queixas e
mantê-la no mesmo lugar,acabou,de plano,já a colocando um pouco acima deste
lugar,no que é o começo de sua ascensão.
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