terça-feira, 26 de março de 2024

A sociologia venceu o marxismo

 

Quem venceu a batalha das idéias no campo social foi a sociologia,não o marxismo.Mais do que isto a socio-psicologia é a que faz a ligação entre a s explicações cientificas e o comportamento coletivo e individual da humanidade.

Em artigo passado eu critiquei alguns colegas meus do passado(hamilton)e outros do presente(Safatle)que respondiam à derrota de Lula e de Dilma com explicações a meu ver parciais,calcadas em padrões aristotélicos ,incapazes de identificar tendências  e descrever os fenômenos sociais com amplitude.

A dialética e o marxismo não acrescentam nada a esta avaliação do legado aristotélico ,que serve para algumas coisas,mas não entra no mundo complexo e principalmente sequioso de democracia e igualdade de hoje.

Outro dia vi uns vídeos de José Paulo Netto,um dos grandes de minha época  que ainda está aí felizmente(Konder já se foi ,bem como Carlos Nelson Coutinho).

Neles José Paulo critica estas “ novas” ciências,antropologia,sociologia e mais uma outra que não estou lembrando,de terem sido criadas com propósitos de justificação da hegemonia burguesa.

Isto é fato sim:a antropologia surgiu como uma forma de justificar o neo-colonialismo,afirmando a superioridade da raça branca européia e seu dever civilizatório.

No caso da sociologia,surgiu como técnica investigativa,quando a burguesia quis identificar os problemas da classe operária que se revoltava e pôs Frederick Le Play para anotar suas queixas .A partir daí a sociologia teórica e praticamente se constituiu profissionalmente.

Mas tanto no caso dela como no da antropologia os objetivos iniciais foram substituídos por fundamentos científicos sólidos.

Aprofundarei esta questão em artigo próximo,mas agora,no atual eu devo dizer que isto se dá,ou seja,a validação estas ciências, porque a burguesia também é humana e o seu diálogo com as outras classes é humano,dirimindo os muros de classe.

Ainda que a finalidade hegemônica seja verdade e se manifesta constantemente em muitos exemplos,por debaixo da politica,do processo politico, há algo transcendente e permanente ,que a ciência pode e deve explicar.

Tirando a inferiorização de outros povos a antropologia trata pela primeira vez do homem como um todo,em todos os lugares.Isto já a valida,para além da burguesia.

A idéia de ouvir a classe operária para ouvir-lhes as queixas e mantê-la no mesmo lugar,acabou,de plano,já a colocando um pouco acima deste lugar,no que é o começo de sua ascensão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário