quinta-feira, 28 de março de 2024

Série História Mitos e Verdades da II Guerra Mundial

 

A segunda Guerra ainda provoca debates acalorados porque além dela possuir influência sobre o mundo em que vivemos,alguns dos seus fatos são polêmicos ,embora não desconhecidos.

Quero dizer:todo mundo sabe que a guerra foi perdida pela Alemanha em fevereiro de 1943.Porque não acabou aí?Porque foi preciso morrer mais gente depois ,mais do que neste período inicial?

Eu conheci um professor na PUC que se esgoelava diante de um outro aluno,para quem ela dava aula,ressaltando dramaticamente o fato que estando a guerra perdida os nazistas mataram assim mesmo os judeus,aliás,depois da derrota principalmente.

Penso que dentro das premissas dos nazistas este era um fato natural e lógico(ele era e é um professor de ciência politica,não sabia lógica[filosofia]),embora não justificável de forma nenhuma.

Os nazistas viam a sua luta como algo a longo prazo,como uma guerra biológica e por isto,mesmo sabendo que perderam, queriam que no futuro esta tarefa de suprimir o inimigo estivesse resolvida para que as gerações futuras tivessem menos trabalho(digamos assim).

Do outro lado ou dos outros lados a coisa pega porque tais premissas não estão presentes.Elas foram criadas na época e por uma reunião dos grandes em que faltou Stalin:a conferência de Casablanca.Stalin concordou com praticamente tudo que foi decidido lá,mas o principal para o que estamos discutindo aqui é a rendição incondicional da Alemanha .

Os termos de fundo forma postos por Roosevelt e  fazem sentido evidentemente:depois de duas guerras não tinha razão de se  negociar o que quer que fosse com os alemães.

Para Roosevelt os alemães precisavam saber que perderam e que não tinham condições de revanche.Era necessária uma dissuasão completa e definitiva.

Mas se se negociasse e se se desse um fim na guerra neste fevereiro muita gente não teria sido poupada?

Discuto esta questão nos próximos artigos da série.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário