quinta-feira, 28 de março de 2024

Série Ciências Politicas Jean-Jacques Rousseau

 

Há certos autores que são como rios caudalosos para mim.Dostoievski sempre me chama atenção,sempre encontro uma pepita de ouro nos seus textos(Tolstoi não).O mesmo acontece com Rousseau:sempre descubro uma esmeralda,uma pedra bonita e quiçá nova sob suas águas.

Agora inicio uma série tantas vezes planejada sobre Rousseau e neste primeiro artigo ponho os pródromos de sua análise:

Primacialmente as condições de formação de seu pensamento que podem ser encontradas na biblioteca do Presidente estadunidense Madison em que a primeira versão do contrato social se encontra guardada.

Os críticos sempre disseram que Rousseau ia fazer um tratado de instituições e é ele que está lá.Depois ele enveredou por algo mais teórico,uma análise da politica corrente,como um programa novo para basear a politica e orientar o mundo novo onde novas verdades surgiam diante dele.Ele queria ser um “ novo” Montesquieu,mas acabou indo mais na direção de Aristóteles para  ser ele mesmo no fim.Como se deu esta passagem nós vamos ver nos próximos artigos.

Outras premissas de seu estudo dizem respeito às reais conexões com o pensamento Politico de Tomás de Aquino,em que o principio de soberania popular está potencialmente,ab ovo .

E mais do que isto,as relações críticas com Thomas Hobbes e sua visão do contrato social e politico.

Cotudo,estes artigos não são pura e simplesmente  sobre o Contrato Social.

As outras obras(quase todas)me chamam a atenção como aquele rio de que eu falei acima.

E neste sentido idéias de Rousseau serão discutidas e avançadas se possível,por mim aqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário