segunda-feira, 25 de março de 2024

Série Ciência O mundo fechado


Este esquema é retirado do livro “Subtil é o Senhor” biografia cientifica  de Einstein ,por Abraham Pais,que até agora considero a melhor sobre o cientista(a de Gareth Jones,seguida da de Isaiah berlin,sobre Marx) e é deste livro que inicio esta série sobre ciências.

Eu não sou um cientista de formação e deixo de lado todo o cientificismo que pretensiosamente  quer vender a idéia de um conhecimento profissional sobre todas as ciências.

Digo isto porque em outra ocasião pontuei que Marx e Engels,por causa da dialética,juntaram tudo e pensavam que as afirmações sobre ciência tinham o mesmo profissionalismo da atividade cientifica propriamente dita.

Mas a ciência ,como tudo no mundo,é mais complexa do que um esquema monistico pode abarcar.É uma verdade que nasce em Kant mas só se firma depois de 1848 e  no século passado.

A  análise coletiva e individual constante de Kant teria levado os homens a estas verdades e evitado muitos problemas,mas a vida e a história não são assim e só com as confirmações  da ciência e da psicologia,se pode ter a certeza desta complexidade.

E ninguém,cada vez mais, tem como realizar uma interdisciplinaridade abarcando tudo,mas estabelecendo pródromos de sua atividade.

Isto eu já fiz há alguns anos e continua idiota vindo aqui para mostrar o meu “ lugar”.

É possível  fazer um diálogo produtivo entre um epistemólogo e as ciências concretas,firmando estes limites no plano das definições e fundamentos.

Lógico que não há  como se aprofundar,mas os elementos essenciais da pratica cientifica dialogam sim com a ciência.Veremos como em próximo artigo e eu discuto o esquema acima.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário