segunda-feira, 25 de março de 2024

Série Freud O Complexo de Electra

 

Os estudiosos de Freud e da psicanálise são unânimes(quase) em dizer que por causa da presença constante da mãe,que viveu longevamente,Freud não desenvolveu este conceito de “Complexo de Electra”.

Este conceito é também objeto de críticas do movimento feminista em razão de colocar certas tarefas autoritárias na relação filha/pai.Enquanto no complexo de Édipo existe fulcralmente a questão do amor,no outro só haveria a da autoridade.

Melanie Klein,que eu já citei em outro artigo,afirma que assim como há a inveja do pênis por parte da mulher,há igualmente a inveja,não sei se da vagina,do homem frente à mulher.

É um insight a ser estudado e aprofundado naturalmente,mas não há razão para descrer desta “dialética”.Ela é pelo menos uma proposta investigativa válida.

Neste sentido não há porque  cravar o conceito de “ Electra” como possuindo aqueles elementos definidos por Freud,somente.

É claro que há uma relação de amor também ,um aprendizado do amor.Contudo no plano social parece indicar Freud que o amor na sociedade é mais materno, enquanto que a autoridade é paterna e o amor se revela mais no respeito do que no sexo e na relação erótica,embora estas não faltem.

O amor da mãe para a filha seria a formação amorosa desta última?Não haveria aí lesbianismo?Do pai para o filho igualmente?

Então esta subdivisão de tarefas teria um papel decisivo na questão da formação geral do grupo social e aí a mulher perderia no plano amoroso,para o menino em relação à mãe.(?).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário