quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

A definição de comunismo A partir dos direitos humanos II

 

Continuando o artigo anterior eu penso assim:o projeto comunista,a utopia comunista é a que está nos direitos humanos lançados pela burguesia.

Como,no entanto,não é possível construir uma sociedade só de empresários ou de operários(trabalhadores),há que se encontrar um meio-termo,que é a utopia.O marxista tradicional objetará que esta última é possível sim,mas como eu já expliquei ,este conceito que Roland Corbisier gostava tanto, “democracia de trabalhadores”,é contraditório quanto ao pensamento de Marx.

E ele consagra os erros de que tanto tenho falado aqui há tanto anos.Mais do que isto, não está em Marx uma visão de hegemonia pura e simples de trabalhadores,mas a criação de um tempo livre.Se todos trabalham para produzir a super-abundância,sobra tempo para que ela  possa se dedicar a si própria na sua verdadeira humanidade.

É impossível deixar de trabalhar,mas se este tempo (que não é absoluto[a não ser que as máquinas substituam os homens])vier e a qualidade do trabalho e das máquinas vier,este tempo para si mesmo virá sem dúvida.

Se o capitalismo conseguisse se espraiar pelo mundo todo,sendo controlado pela mediação pública,ele seria capaz de oferecer estas benesses a todos?Qual seria o motivo de ir avante,se todos estivessem satisfeitos?A superação de todas as classes é uma exigência  moral?

Estas perguntas são essenciais para mim,porque a questão (ou as questões)é esta mesmo:porque o comunismo,porque a utopia?Nem toda a pessoa vai se preocupar com uma sociedade sem classes se estiver bem e de acordo com as suas escolhas.

Não ficou provado que a supressão de uma classe garante a utopia.Então porque ela?Só por questões morais como disse Bernstein?Quais questões morais?

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