Senti
necessidade de fazer este artigo explicativo-histórico por certas duvidas que
me foram colocadas por algumas pessoas.
Para
nós hoje é muito complicado o porque destas discussões sobre as concepções de
movimento de Hegel
Vira
e mexe alguém me questiona que é inadmissível que um gênio da filosofia
cometesse tantos erros assim.E por via de consequencia,por mais que eu coloque críticos
para embasar o que digo,a acusação de
pretensão cai sobre mim do mesmo jeito.
Nós
temos a pretensão(esta sim) de julgar o passado pelo que nos conhecemos
hoje,mas na verdade,todos nós possuímos limitações de tempo e de conhecimento
que alteram a nossa visão de mundo.
No
passado as limitações eram maiores.Hoje nós temos (quase)plena liberdade de
investigação.No passado tal não era possível e os recursos de investigação eram
toscos e poucos.
Quando
Hegel naturaliza certos fatos da Revolução Francesa que hoje nos causam horror,como
o terror,é porque ele não via alternativa para explicar segundo um critério de movimento
o que se dava diante dele.
Ele
“ escolheu” uma dialética rígida.Para nós hoje a recusa do terror não tem nada que ver
com o movimento e não o paralisa,mas pare ele (e para outros pensadores da
época)ética não explicava nada em termos de causação d e um fenômeno histórico(bem
como d e outro qualquer).
As
limitações de época faziam o seu estrago próprio.
Outros
autores como Proudhon viram outras possibilidades de explicação histórica e rejeitaram,como muitos intelectuais,o
terror.
Os
marxistas explicam isto como um projeto de classe que ele,Hegel,assumiu,mas não
é só isto que conta.
No
próximo artigo trato disto.
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