quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Enciclopédias IV

 

Eu vou tratar incialmente de duas enciclopédias:a famosa de Diderot,que é a maior delas ,porque cristalizou o papel contemporâneo do século XVIII,base das projeções humanas nos últimos trezentos anos.

Em primeiro lugar tentarei analisar aquilo que ficou das descobertas cientificas,dos valores e dos critérios de sensibilidade daquela época.

A outra enciclopédia de que tratarei sempre é a que me formou:Delta Larousse de 1970.

Vou explicar um pouco as duas:o interesse real de Diderot era reunir o conhecimento de seu tempo especial.

Já se sabia do caráter diferenciado deste século,o qual “ deveria ser colocado no Panteão”,segundo um deles.

Mas o objetivo também era contribuir para este projeto humanitário geral que acabou se constituindo na declaração de direitos.Não foi só  a enciclopédia ,mas ela o resumiu e eu vou tratar disto.

A segunda enciclopédia é aquela que me formou:Delta Larousse de  1970.


Esta enciclopédia,que eu tenho até hoje,foi criada para ajudar aos que tinham sido prejudicados pela ditadura militar,precisamente aqueles que perderam direitos políticos e principalmente os seus empregos,por conta dos atos institucionais.

Eu gostava da Barsa e quando perguntei ao meu pai comunista(stalinista)porque ele  comprou a delta e não a Barsa ele deu uma explicação irritada para esconder o verdadeiro motivo,que eu descobri depois.Não tinha necessidade de esconder,eu compreenderia.

Era uma forma de dar trabalho e eles.Vou apresentar os verbetes que mais me ajudaram neste escopo e que são os que mais lembro até hoje.

Até a idade adulta eu li esta enciclopédia e às vezes,na provecta,eu leio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário