domingo, 11 de fevereiro de 2024

O percurso de Aristóteles

 

Uma vez que nós estabelecemos uma compreensão básica sobre a filosofia de Aristóteles nós podemos  fazer um resumo de como ele chegou  e porquê.

Do ponto de vista do exegeta, datas,prova de autoria,influências reciprocas têm importância mas aqui tal só tem validade na medida em que explica a evolução do pensamento aristotélico e os seus saltos de qualidade.

Neste sentido nós entendemos o percurso da seguinte maneira:Aristóteles diverge de seu mestre Platão porque (talvez inevitavelmente)tenha buscado para a sua filosofia uma base no real,que já era parte da prática pessoal dele.

Dentro de sua época Aristóteles era um interdisciplinar,que hoje não seria  admitido:era um biólogo,um médico,um veterinário e um pesquisador da natureza.

Lembro-me bem das aulas do professor Leonardo Boff sobre ele,mostrando que apesar desta multiplicidade ultrapassada,o que fica e o que o torna mais lucido do que nós hoje,era o seu discernimento.

O conhecimento verdadeiro é qualitativo,ou seja,como discernimento.Ele é pré-socrático neste aspecto e socrático,porque busca os fundamentos daquilo que ele produz.A verdade por trás do conhecimento quantitativo.

Só deste modo ,sobrevive.

A física de Aristóteles foi totalmente superada pela ciência moderna e já era duvidosa e derivativa de crença no seu tempo,mas o estudo do real,da natureza, lhe permitiu em outros setores de sua obra “mapear” conceitualmente os seus elementos,permitindo a sua compreensão.

Até aos dias de hoje este mapa permanece “ contribuindo” para o entendimento do real,naturalmente perdendo exclusividade.

Então,como outros autores,Aristóteles estuda o real, a natureza,em algumas obras ,para depois na “Metafisica” ou “Ontologia”,organizar tudo conceitualmente.

Dai por diante ele aplica em outras áreas do real,digamos,sociais,estes princípios “ mapeados”.

Os próximos passos de sua análise são:analisar o movimento do real,continuar a pesquisa histórica dos filósofos antecessores e esta aplicação.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário