terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

O percurso De Nietszche

 

Eu falei sobre o percurso de Aristóteles.Agora e como continuidade do artigo anterior sobre a anti-idolatria,trato de como o pensamento de Nietszche pode ser compreendido na sua evolução.

Estes artigos sobre os percursos mentais dos criadores são fundamentais para me localizar e localizar o leitor quanto ao papel e significado das suas ideias mais decisivas.

No caso d e Aristóteles nós já vimos o essencial.Mas agora é possível entender a obra de Nietzsche da seguinte maneira:até Zaratustra o que Nietzsche fez foi fundamentar a sua concepção e  a partir dela descontruir o pensamento metafísico do ocidente.

Depois disto pode fazer a sua grande proposta que se resume no Zaratustra.

Após este grande projeto ele o aplica no mundo real.Ele procura mostrar como os homens devem agir diante desta realidade moral que constrange os homens a abandonar as suas potencialidades em nome de um todo absolutamente falso e cujo objetivo  se vê por trás dele ,os podres poderes deste mundo.

Continuo achando que não há como suprimir os liames sociais entre os homens ,basicamente pela experiência comum deles,mas esta postura critica diluidora tem realmente um papel importantíssimo inclusive na luta pela utopia.

Não há nenhuma utopia coletivista.Se o todo não consagrar a liberdade do individuo ,assim reivindicada  por Nietzsche ,não há propriamente “progresso”, “ evolução”,no sentido do bem,que não raro é um conceito negado a Nietzsche.

Falarei disto no próximo artigo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário